Como você define facilitação?

Encontrei na internet uma definição diferente sobre facilitação.

Facilitação em ecologia é o processo pelo qual o estabelecimento de uma espécie pioneira em determinado ambiente altera as condições ambientais de tal forma a permitir ou favorecer o desenvolvimento de uma espécie mais tardia na escala sucessional. Esta interação é benéfica para a espécie tardia, mas pode acarretar na substituição da espécie pioneira. (Wikipidia)

Achei interessante a definição ser da abordagem da ecologia, mesmo tendo estudado Biologia não havia visto este termo neste contexto. Isto me fez lembrar de algo que já andei refletindo, será que a sociedade pode ser uma agrofloresta?

agrofloresta_logo_670.png

Em um Sistema Agroflorestal existe a sucessão consciente de espécies vegetais que proporcionam a evolução do ecossistema como um todo, manejado por seres humanos e sim, facilitado por milhares de fungos, bactérias, plantas e animais. Nesta visão pode-se dizer que facilitação é algo que proporciona uma mudança, insight ou uma nova perspectiva.

Será que pela observação da dinâmica dos Sistemas Agroflorestais podemos aprender a nos relacionar melhor em sociedade e facilitando assim alguns processos?

Por exemplo, comparando uma sucessão vegetal natural existem espécies que irão preparar o terreno e são mais rústicas enquanto necessidades, que preparam o ambiente para outras espécies virem ou mesmo quando abre uma clareira na floresta muitas espécie aguardam por esta oportunidade de obter mais sol e crescer.

Que papel eu tenho facilitado dentro desse sistema, se pensamos em florestas humanas?  Será que isso pode ser consciente como uma agrofloresta humana? Quantas pessoas da nossa sociedade já se desenvolveram em ambientes hostis para facilitar que outros tenham melhor desempenho?

Como por exemplo a Maria Montessori, que foi uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina na Itália em 1896, há 120 anos atrás. Mais tarde ainda criou o método Montessori de ensino e também foi pioneira no trabalho com crianças, questionando os métodos educacionais vigentes da época.

Como ela muitos outros homens e mulheres ocuparam ambientes pouco favoráveis e essa ação facilitou novos espaços para outras pessoas.

Nesta perspectiva de busca de evolução conjunta, somos todos facilitador@s. Talvez o maior desafio desta ação é o desapego aos resultados e a compreensão do ritmo desta dinâmica evolucionária.

Texto criado para a Mútua – saiba mais em www.mutua.eco.br

Fonte e crédito da imagem:http://cargocollective.com/patriciayamamoto/Agroflorestas

 

Links de sites, livros e cartilhas sobre Agroflorestas:

Agenda Gotsch  http://agendagotsch.com/

Agrofloresta.net  http://www.agrofloresta.net/tag/ernst-gotsch/

Centro Sabiá – Recife – Pernambuco  http://www.centrosabia.org.br/

Sitio Zé Ferreira – Paraty – RJ  http://www.agrositiosaojose.blogspot.com.br/

Livro para download gratuito:

Cartilhas de Agroflorestas:

http://www.ceplac.gov.br/paginas/publicacoes/paginas/cartilhas_tecnicas/cartilhas/CT_06.pdf

Cartilha Semeando Árvores na Agricultura Familiar:

http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/06/Cartilha_Arvores_Site.pdf

Manual Agroflorestal para Mata Atlântica