Sem dúvida este é um dos meus princípios favoritos da Permacultura. Ao longo dos meus estudos e observações, pude comprovar a eficiência deste princípio, não só no Design Permacultural mas principalmente na perspectiva da Zona Menos Um.

Percebemos a nossa complexidade enquanto seres humanos, quanto começamos a realizar uma viagem interna, notamos o mosaico de emoções, pensamentos, manifestação físicas… sem falar da complexidade dos nossos inter-relacionamentos.

Ampliamos nossa visão de mundo quando nos relacionamos com o diferente. Por isso a importância de manter as culturas, os povos, os jeitos de ser e contemplar a autenticidade de cada elemento.

different-nationalities-1911065_1280

Como podemos nos perceber como humanos e buscar a cura enquanto não percebemos essa integração de sensações e relações que somos? Por isso a medicina holística tem ganhado cada vez mais importância. Minhas experiências com a Homeopatia tem sido desde quando criança e agora como terapeuta homeopata, surpreendentes.

Segregar nos ajuda a compreender as partes, os elementos, e integrar é o que nos trás uma sabedoria a respeito do fluxo da vida e de seus propósitos.

Há um dinâmica de equilíbrio entre os dois, assim como nos signos de Peixes e Virgem, opostos e ao mesmo tempo complementares. Quando pensamos em astrologia, percebemos o mesmo movimento, temos doze partes em nossa mandala astrológica, que estão todas integradas, interagindo com planetas, signos e com o cosmos.

Que neste Natal possamos compreender melhor a nossa complexidade e integrar ao invés de segregar. Resgatemos a simbologia dos três reis magos dos contos natalinos e integremos nossa parte divina e mortal!

Feliz Natal!