Olá!

Nos próximos meses irei escrever um pequeno texto sobre cada Princípio da Permacultura com uma analogia e aplicabilidade cotidiana, na nossa forma de ser, agir e pensar.

A Zona Menos Um é um espaço interno, de encontro comigo, meu jardim ou templo interior. Acredito que uma Zona Menos Um forte, transparente e viva, leva a ações e escolhas mais conscientes e autênticas.

Começamos pelo Observe e Interaja – Princípio 1

1# Observe e interaja

women-478133_1280Este princípio é o primeiro e muito relevante pois ele irá permear todos os outros. A ideia trás uma desconstrução de um padrão de comportamento cultural em grande parte ocidental para com relação à vida, a padrão do Interaja e novamente Interaja.

Nossa cultura principalmente ocidental possui um desequilíbrio significativo neste princípio. Somos bastante incentivados e acostumado a interagir, mas pouco estimulados a observar, contemplar, esperar.

Vinculamos uma ideia de produção, ação e constante interação, como o sucesso. Esquecemos que algumas pessoas de sucesso estiveram por algum tempo antes, observando em silêncio algumas situações. Alguns exemplos mais conhecidos como Gandhi e Mandela, passaram momentos introspectivos, onde fortaleceram suas motivações e intenções para com suas ações sociais.

Na filosofia Zen e no Esoterismo, o vínculo com as intenções e as motivações para garantir uma ação nobre são sempre revistas, às vezes esquecemos de consultar nossa bússola interna (coração-mente) e perdemos oportunidades de sermos mais assertivos, ou pelo menos mais sinceros com nós mesmos em nossas escolhas.

Muitas vezes parece que este observar interno é um pouco desconfortável e não sabemos ao certo como fazê-lo, demora um tempo até reconhecermos este valor da não-ação. Quando encontramos alguém mais contemplativo costumamos ficar preocupados, e perguntamos: será que ele/ela está bem?

Parece que apenas reconhecemos a importância desse princípio quando já interagimos demais e perdemos o limite e o sentido daquela ação.

Na Permacultura aplicada (externamente) este princípio é colocado em prática na observação da natureza, de como se dão as relações entre as espécies, o funcionamento de determinados ecossistemas, antes de provocar uma interação. Sugere-se que se observe por um ano como se comporta o clima e a dinâmica daquele ecossistema, para então criar estruturas e interações no local.

Este princípio pode ser muito útil para as interações sociais, quando estamos criando vínculos com as comunidades locais e muitas vezes atropelamos um processo de aproximação e observação necessários para criar laços de confiança entre os envolvidos. Um princípio importante para ser aplicado no Empreendedorismo Social.