Olá!

Este é um espaço virtual de autoconhecimento, reflexões e insights.

A ideia da Zona Menos Um, surgiu por volta do ano 2010, na época em que eu estava bastante envolvida com a Permacultura.

flor_preenchida1-1024x1003A Permacultura é a reunião de várias ciências, conhecimentos tradicionais para a formação de espaços mais vivos e que interajam com a natureza. Criando abundância, produtividade sem agredir o meio. Ela é um grande guarda-chuva com muitas ferramentas práticas para serem aplicadas na cidade, nos espaços rurais e nas comunidades, na vida.

O CONCEITO

O nome ZONA MENOS UM  surgiu de uma relação sobre a técnica do zoneamento ambiental  proposta pela Permacultura, utilizado para planejar e implantar áreas.

Temos deste a zona zero (a casa) até  zona 5 (a floresta contemplativa), cada zona está distribuída conforme a intensidade de uso. Por exemplo: uma horta e uma composteira possuem um uso diário, logo elas devem ser posicionadas perto da casa…as zonas podem ou não estar conectadas e não possuem tamanhos nem formas definidas.

Refletindo sobre a necessidade do autoconhecimento para a evolução da consciência, pensei nesta área ou zona interna que pouco aprendemos a visitar. Desta reflexão nasceu o conceito da Zona Menos Um, uma zona ou espaço interno dentro de nós.

Internamente é onde a verdadeira mudança efetivamente começa. Sem a Zona -1, não há nada concreto, há apenas ação sem reflexão. Está recém criada Zona refere-se a um assunto pouco abordado em alguns cursos de Permacultura e muitas vezes esquecido ou refutado.

Abaixo um vídeo sobre a Zona -1 gravado para o Caminhos da Sustentabilidade

Para mim a Permacultura resultou em uma grande mudança na minha vida, mudou minha visão de mundo, balizou minhas escolhas futuras e continua me transformando, agora mais que numa pela Zona Menos Um.

Usamos como um balizador de ações na Permacultura a ética e os princípios de valores, que são a chave para a abertura da denominada ZONA -1. A Permacultura faz uso de três princípios éticos universais: cuidados com a terra, cuidado com as pessoas e compartilhar excedentes, incluindo limites de consumo. 

Considerada por mim de extrema relevância, por ser a zona que permite a manifestação e a concretização das mais profundas transformações, a Zona Menos Um é a base para a construção da Nova Era.

Esta zona interior é a busca por um propósito maior, um sentido, um caminho.  Quando nos despertamos para a Permacultura ela começa a tomar conta da nossa vida e, se torna mais que uma prática ecológica de planejamento e  sim uma filosofia de vida, um novo paradigma. Do Ego pro Eco.

O nosso planeta não necessita só de atitudes ecológicas mas também de pensamentos positivos, palavras de amor, atitudes altruístas, sinceridade, honestidade, simplicidade voluntária, meditação, compaixão, humildade….virtudes que encontramos na zona menos um e a reflexão deles em alguns textos deste blog.

Seja Bem-Vindo.